terça-feira, 10 de maio de 2011

CLIENTE PRIME

Apesar de nao ser um torcedor fanático, devo admitir, sou Corinthano...claro que não chego a ser doente - condição que fico quando vejo a caisa de meu time no Lula ou no José Dirceu. Francamente, isso é demais...estava acostumado a ver nossa - famosa - camisa vestindo torcedores "manos" menos famosos, nas páginas policiais ou em algemas, no programa do "Datena".

Mas, estamos caminhando para uma final do campeonato paulista...e, será lá em Santos. No próximo domingo , certamente, a Via dos Imigrantes e a Anchieta serão tomadas por uma horda que poderá ser comparada ao ÊXODO bíblico. Passagens de ônibus, nem pensar portanto, muitos fusquinhas...BMV´s -brasilias muito velas e caravanas de ônibus fretados pelas torcidas organizadas.

O Corinthians não é - necessariamente - um time constante e, tem larga tradição de ficar na praia nas finais. O jogo do último domingo nos acendeu a chama da "possibilidade" e...vamos a Santos dispostos a uma peixada.

Entretanto, é bom que se saiba que se o time perder...não tiramos a camisa, nem por raiva e nem por vergonha.

Que empresa não gostaria de ter clientes assim, tão fiéis quanto os do Corinthians?

Clientes que comprassem, independentemente da qualidade, do preço ou da reputação, gerando uma receita constante permitindo que possamos fazer as nossas "bobagens" na gestão do negócio.

Clientes cativos...leais um cliente Prime.

Muitas empresas de serviços identificam assim seu cliente top...como Prime.

Mas o que é um cliente Prime? Conceitualmente é aquele que pelo volume de negócios, regularidade no pagamento de faturas e/ou relacionamento comercial estratégico demanda um tratamento especial, diferenciado.
O cliente Prime não rompe seu relacionamento de maneira facil ou passional mas, exige compensações e vantagens.

Mas as perguntas que o empresario deve fazer-se são as seguintes:

1- quem são meus clientes prime?
2- eles estão sendo tratados como prime?
3- eles se sentem tratados como prime?
4- como posso ampliar a minha base de clientes prime?
5- que vantagens posso oferecer, sem comprometer o meu negócio?

Enfim, saiba que nem todos os clientes são corinthianos - fiéis e loucos - mas, só pelo Corinthians.