O Sr Y é controler de uma empresa nacional de médio porte e chefia uma área com vários colaboradores. Mesmo sendo reconhecido como um bom profissional – que domina sua atividade como ninguém (pelo menos lá) , o Sr. Y tem um grave defeito: ele não ouve seus colaboradores e, portanto, está fora dos planos da diretoria.
O Sr X é gerente de produção. Dizem que nada é feito em sua área sem o seu conhecimento ou aprovação. Mas, se o Sr. X soubesse do plano de carreira visualizado para ele por seus superiores, já iria procurando outro emprego. E não poderia ser diferente...pois, trata-se de um destruidor de idéias dos outros. Os seus subordinados o respeitam, mas também o odeiam. E líderes devem ser amados, não odiados.
O Sr. Z , é um excelente profissional na área da qualidade, formado pela melhor faculdade e com vários cursos de especialização no exterior. Não há quem saiba mais do ele sobre sua atividade. Entretanto...é uma pessoa que tem um péssimo relacionamento com seus pares e colaboradores. Por que? Simples...quando alguém fala com ele sobre uma idéia ele sempre ouve...mas com um ar de superioridade...procura, de todas as formas, destruir as ideias apresentadas.
Bem, tanto o Sr. X, como o Sr. Y e o Sr Z, são exemplares fadados a não irem longe em suas carreiras como profissionais pois – não sabem ouvir – o que é fundamental a um gestor.
E a presença – em grande número deste perfil de profissionais – pode inviabilizar qualquer plano de gestão pois, não há como reter e motivar talentos com “chefes” com este perfil.
Saber ouvir, para inicio de conversa, baseia-se numa atitude de respeito pelo interlocutor e pelas suas idéias. Isto é, algo muito além da empatia, colocar-se no papel do outro. Assim, seria impossível, por exemplo, apreciar uma sugestão de um Operador de produção sob o preconceito de que “deveria ele se preocupar em fazer e não em pensar”.
A pratica da empatia só pode prosperar em um ambiente de respeito mútuo.
Saber ouvir exige muita disciplina mental e um comportamento adequado, o suficiente para fazer com que seu interlocutor se sinta bem durante a conversa. Expressões de escuta ativa, como por exemplo olhar direto nos olhos do interlocutor, formular perguntas pertinentes, salientar pontos chaves da idéia que esta ouvindo afim de garantir que está entendendo, resumir...etc. São pontos essenciais para se ouvir bem.
Entretanto, se você está disposto a ouvir bem , não sai por ai olhando os outros diretamente nos olhos a esmo. Leia mais sobre este assunto e, finalmente pratique.
Mas sempre aos poucos, um comportamento de cada vez, seguindo um plano de desenvolvimento pessoal que esteja pautado em suas carências.
Faça o caminho como se fosse um acidentado que quebrou as pernas...e precisa fazer fisioterapia para andar...um passo de cada vez.
Mas, não se esqueça, diferentemente do acidentado que faz fisioterapia ...andar é fácil, pois ele já andou...e para você ouvir, é muito mais difícil...pois, é provável, que nunca tenha ouvido.