domingo, 20 de setembro de 2009

MST x PT

Não só eu mas, toda a sociedade – lúcida – está " por aqui” de ouvir como o MST se organiza e enfia dinheiro no bolso – as custas dos impostos que pagamos – para promover badernas e ocupação de terras, via de regra , de forma ilegal.
Lembro que , nos idos de 1998, fui visitar uma usina hidroelétrica no interior de São Paulo, na região do Pontal de Paranapanema e me surpreendi com o tamanho dos acampamentos à beira das estradas mas, me surpreendi também...com a quantidade ( e o tipo) de carros dos “invasores”. Me chamou a atenção por terem veículos como Blazer´s , S 10 , F 1000 e Gol´s, que, para quem não tem “terra”...me pareceu um pouco ...só um pouco , demais.
Nesta invasão, em especial, haviam muitas pessoas que possuíam casa, emprego e...portanto recursos mas, estavam em busca de um “Título de Propriedade” para ter sua “chacrinha” portanto...nada de terras para a produção agrícola nacional.
Mais de 10 anos se passaram e nada mudou. Ou melhor...mudou sim, para pior.
O MST utiliza trabalhadores rurais como massa de manobra , o socialismo através da revolução social dos campesinos é o grande pano de fundo... O fato é que o movimento vem se articulando politicamente e contando com o apoio de promotores, juizes , prefeitos , governadores e...até do presidente e ministros.
Esta ampla diversidade de apoios não reveste o movimento de simpatia ou legalidade pois, as ações orquestradas (março vermelho...por exemplo) onde promoveram invasões simultâneas de norte a sul do país , a depredação de instalações privadas de empresas e a invasão de áreas produtivas.
Como se não bastasse o ato criminoso de ocupar, invadir e destruir a propriedade de outros, acredito, firmemente que possa acontecer o seguinte :
Caso o PT não eleja um sucessor para o LULA (o que espero pois, não merecemos uma Dilma) o MST migrará de um movimento social / político , para a condição de um movimento revolucionário;
Acredito que estamos financiando o treinamento e a formação destes revolucionários com recursos públicos;
Enquanto o governo coordenou um processo desarmamento , receio que tenha tido um processo inverso com membros deste movimento pois, é comum vermos seus membros carregando armas de forma “natural” em imagens feitas pela TV durante as várias invasões.
O MST é um movimento social, que recebe verbas do governo federal. Verbas do meu e do seu imposto . Dinheiro que poderia estar sendo direcionada para a educação, saúde ou segurança pública. O MST recebe verbas federais , não diretamente é claro...mas, verbas que se somadas, poderiam comprar - legalmente – terras para muitas chácaras, fazendas ou para benfeitorias como piscinas , churrasqueiras ou veículos.Aliás, não há movimento de ocupação de terras latifundiárias no interior da Bahia , de Pernambuco ou do Piauí. Invasão na beira do asfalto, próximo a grandes cidades é, minimamente, conveniente para quem busca uma “boa área produtiva” para os finais de semana.