Outro dia ouvi um comentário de que uma pessoa era uma “ativista branda” da esquerda ...pois é, eu também fiquei chocado pois, ativista brando é como feijoada light – não existe.
O ativista, pelo que sabemos, não está no miolo da esquerda , ele é o tal miolo. Sem ele uma greve em uma empresa fica sem graça, o trabalhador xinga...e ninguém faz nada, o professor para de dar aula e os alunos batem palmas...ninguém facilita um quebra-quebra.
O ativista transforma esse marasmo num carnaval (no bom sentido, é claro).Ele distribui panfletos, faz declarações incendiárias...”reporteia” detalhes estratégicos de mobilizações para as bases. Portanto, tem atividades pra lá de ativas.
Existem vários tipos de ativistas atualmente...alguns na lista do ibama por estarem em processo de extinção , como os comunistas e marxistas mas, tem alguns por ai.
Mas....vamos para os tipos conhecidos..
O Coroinha
Pode até ter sido coroinha mesmo. Assíduo leitor da Bíblia e do Capital de Marx, acredita na honestidade dos políticos do PC do B , apesar das coligações com o PT, na revolução do proletariado que não recebe Bolsa Família. Muito organizado, revela-se extremamente útil na coleta de mantimentos e donativos para Fundos de Greve e para greves de fome de seus membros. Incorruptível por isso nunca chegará ao poder.
O Escalador
Apesar de inteligente, largou os estudos na faculdade estadual ou federal , por não ter recursos para custear seus estudos , reclama constantemente do preço da maconha e vive organizando passeatas com um ex-ministro.
Sente-se superior por conhecer pessoas chave e nunca se subordina a ninguém. Encontrou guarida na carreira de dirigente sindical.
É um animal político , com ele tudo pode ser negociado.
Quinta Coluna
Na França, durante a Segunda Guerra Mundial, os invasores alemães descobriram que os seus melhores informantes eram também ativos integrantes da Resistência Francesa. Esses agentes duplos constituíam o que hoje se conhece por Quinta Coluna.
A figura merece cuidado. Não é por nada que, na França, quando os Quinta Coluna eram descobertos (por qualquer um dos lados)...tinha festa no necrotério.
A Hiena
Bem, trata-se de um animal que mora no deserto, se alimenta de restos,tem relações uma vez por ano e, mesmo assim, ri o tempo todo. Algo parecido com esse bicho surge na fauna ativista: aquele cidadão que quer ver o circo pegar fogo, embora sem ganhar nada com isso.
Algo assim como as barreiras alfandegárias criadas pelos argentinos para nossos produtos eletrônicos...eles não tem capacidade de produzi-los mas...preferem ficar sem a comprar de nós.
O hiena nunca fica na linha de frente, espalha boatos catastróficos,faz tumulto em lugares públicos e...se for em uma empresa, na fila do refeitório grita “pega o rato” ....
Em condições normais esse tipo de ativista é inofensivo mas torna-se perigoso em assembléias e podem ser o estopim para um conflito maior.
O Anarquista
O anarquista é conseqüência direta de qualquer coisa organizada. Porque ele pretende desorganizar pelo prazer de desorganizar. Mas não se trata de uma desorganização qualquer. Tem que ser uma senhora bagunça! Algo , enfim , caótico...doido capaz de dar manchete, algo como os ativistas do MST.
Ele é maluco o suficiente para cometer as maiores barbaridades, quer seja por opção ou omissão. Sabotar linha de montagem, furar pneu de ônibus, apagar memória de computadores e...claro, invadir terras alheias. Aliás , estes são pensamentos que não saem da mente dos anarquistas.
Esse cara é impossível de ser convencido – racionalmente – de quase nada , o anarquista também não aceita favores em troca da paz...já outras coisas pode-se ver.Quem sabe um intercânbio com as FARC´S?
Não há o que fazer com um anarquista ...exceto mantê-lo sempre à vista , perto do lugar onde fica o extintor de incêndio.
Bem... agora você pode escolher em qual dos itens você colocaria o membros membros do PT que estão no governo...inclusive nosso ex-presidente.