domingo, 22 de novembro de 2009

VOCÊ SABE O QUE É UM MITO

Acabo de ler a reportagem , publicada na Veja desta semana, sob o título “A CONSTRUÇÃO DE UM MITO”. A reportagem em questão tem como origem o filme sobre a vida de Lula , ou melhor, Luiz Inácio da Silva ...que depois , virou Lula.

Sobre este assunto, confesso que foi a única coisa que me dispus a ler e...ao escrever isso aqui no blog, não tocarei mais neste assunto.

Sei que todos os mitos tem suas passagens polêmicas ou controversas que são simplesmente apagadas quando da edição de suas biografias. Claro que isso não ocorreu com Madre Tereza de Calcutá ou com Mahatma Gandhi pois, suas histórias de altruísmo e dedicação ao próximo inspiram e são exemplos até hoje.

Em nosso país , somo acostumados a inexistência de líderes e exemplos emblemáticos que poderiam inspirar e servir de exemplo...correto? Não. Isso não está correto pois, em nosso país , tanto quanto em toda sociedade organizada ao redor do mundo, existem exemplos de superação e de vitórias.

Não há registro de que uma pessoa – verdadeiramente – símbolo de uma sociedade ou de um tempo ou que tenha sido um “mito” , tenha patrocinado sua própria condução a esta posição.
Recentemente, uma dupla “caipira” famosa , que não tinha onde gastar dinheiro ...patrocinou a edição de um filme contando como se transformaram em cantores famosos.
Idiotices à parte...o tal filme ficou em cartaz por poucas semanas – arrecadando os tubos – e passou ao esquecimento.
Patrocinar a edição da própria história deve ser melhor do que ajudar pessoas que estejam no mesmo caminho.

Mas, nesta mesma condição encontramos o filme de Lula que, com o patrocínio de gigantes industrias nacionais e internacionais e com o incentivo de leis federais ...tira do forno sua “comovente” história .

Uma história que se repete até hoje com Franciscos, Severinos, Antonios , Marias e Odetes que nascem em famílias pobres e ...com seu esforço , se tornam vencedores criando seus filhos com dignidade por ter uma profissão na qual trabalham até se aposentar ...diferentemente do suposto mito em questão , cujo condição de crescimento se deu única e exclusivamente pela “oportunidade” .

Se este mito dependesse de seu trabalho , de seu suor e de sua competência ...creio que o final seria mais interessante.
A visão dos milhares de trabalhadores do ABC que perderam seus empregos , graças ao “endurecimento” do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, sem dúvida ...daria uma visão mais realista deste mito e mais verdade a este filme.
A idoneidade do mito seria colocada em cheque ao tentar explicar as greves “encomendadas” pelas montadoras nos anos 80 , que buscavam reduzir seus estoques durante as paralisações que...depois de uns dias eram resolvidas do “dia para a noite” .
Quem não se lembra dos aumentos dos veículos nesta época ...após uma greve era batata, 10% de reajuste aos empregados e 10% de reajuste na tabela dos carros. Quem ganhava mais em Sr. Mitológico? As montadoras , os empregados ou...o sindicato? A montadora que mais vendia no mercado nacional , nesta época...é uma das patrocinadoras deste filme e, uma das primeiras montadoras do país que , apesar de ter ganho tanto dinheiro por aqui...prefere contribuir com o filme do antigo sindicalista a desenvolver algum projeto social no município que ajudou a crescer e que com a queda dos empregos passou a ter problemas sociais graves.

Bem, isso é minha opinião...apenas.
Mas, para quem não conhece ai vai uma dica...
A igreja do Senhor do Bonfim é famosa por suas fitinhas...símbolo de milagres realizados a fieis que amarram a tal fita no pulso e esperam...esperam...esperam...
Mas, á outra coisa nesta igreja , muito interessante.
Esta igreja é relativamente grande, e é composta de nave principal e dois anexos – um do lado esquerdo e outro do lado direito.
Nestes anexos , tanto do lado direito quanto do esquerdo ficam os confessionários e pia batismal.
Mas...onde quero me focar, é no anexo do lado esquerdo – de quem está diante do altar – onde há um afresco de azulejos portugueses que retrata a santa ceia...Jesus, apóstolos e ao lado direito de Jesus ...nada mais e nada menos do que o rei de Portugal e do lado esquerdo a rainha.
Em uma época em que a ignorância e a falta de informação prevalecia...é natural que o povo – mais humilde – acreditava , verdadeiramente que o rei e a rainha estavam ao lado de Jesus e conviviam com ele.

Isso é apenas para retratar um exemplo de governantes que , por não dispor de mecanismos mais atualizados tentavam manipular a sociedade , fazendo com que acreditassem que eram seres superiores ...quase divinos .

Naquela época estes líderes também contavam com o patrocínio importante para levar adiante seu intento ...a primeira multinacional da terra ...a igreja.
Mas, para quem pensa em ver o filme ‘LULA O FILHO DO BRASIL “ esclareço que ele não tem um final feliz pois, o protagonista principal não morre no final.