ONDE FOI PARAR O TEMPO?
Onde foi parar o tempo que ganhamos?
Me lembro que ficava horas e mais horas conversando com amigos ...sentado no muro, planejavamos viagens imaginárias .
Havia tempo para tudo...e os finais de semana eram suficientes para fazer tudo e pode acreditar...faziamos muita coisa. Claro que não havia programas do tipo ir ao shopping , por exemplo mas, andar de bicleta..., jogar bola... e ir ao cinema.
Existiam mais casas com quintal, mais terrenos baldios e mais capinhos de futebol.
A TV não estava tão presente em nossos dias...e haviam menos canais de televisão.
Creio que em todas as casas havia um cachorro e não havia tantos cães de raças .
A reciclagem era embrionária ...e havia uma certo charme na carroça do comprador de ferro velo.
Haviam vendedores de livros....que levavam enciclopédias dentro de suas pastas e elas eram pagas a prestação, sem cartões de crédito ou cheques.
Os mendigos batiam de porta em porta pedindo pão velho. Por que os mendigos não pedem mais pão velho?
A Velha do Saco assustava as crianças. O saco era de estopa. Não havia sacos plásticos, levávamos sacolas de palha para o supermercado. E cascos vazios para trocar por garrafas cheias. Refrigerante era caro. Só tomávamos no fim de semana. As latas de cerveja eram de lata mesmo, não eram de alumínio. Leite vinha num saco. Ou então o leiteiro entregava em casa,em garrafas de vidro. O barbeador era de metal, e a lâmina era trocada de vez em quando. Mas só a lâmina. E haviam pessoas que as usavam para dar fim a vida...pelo menos o Presto Barba serve para isso...eliminou este risco.Os quintais tinham sempre uma roseira, ou um limoeiro, ou uma laranjeira. Comíamos fruta no pé.Muitos homens fumavam cigarro de palha pois tinha-se mais tempo para picar fumo. Fumo vinha em rolo e cheirava bem. O café passava pelo coador de pano. As ruas cheiravam a café. Chaleira apitava.O que há com as chaleiras de hoje que não apitam?As lojas de discos vendiam long plays e fitas K7. Legal era ter um três-em-um:toca-disco, toca-fita e rádio da CCE.
Os telefones tinham disco. Discava-se para alguém. Depois, punha-se o aparelho no gancho. Telefone tinha gancho. E fio. E se precisa-se façar com um amigo.... e ele estivesse na casa dele o que vc faria...? Bastava dar um grito e chama-lo...não havia como mandar um e-mail ou um recado pelo MSN.
Estou falando de outro milênio, é verdade. Mas o século passado foi ontem! Isso tudo acontecia há apenas 20 ou 30 anos, não mais do que o espaço de uma geração.
A vida ficou muito melhor.
Tudo era mais demorado, mais difícil, mais trabalhoso.
Então por que engolimos o almoço?
Então por que estamos sempre atrasados?
Então por que ninguém mais bota cadeiras na calçada?
Alguém pode me explicar onde foi parar o tempo que ganhamos?