Tem horas que a gente fica com uma vontade louca de escrever e, mesmo sabendo que para escrever é preciso muito mais do que uma simples vontade, abre a gaveta às pressas à procura de lápis e papel. Há quem já arranque a folha do caderno antes que surjam as primeiras palavras. Há quem arrisque rabiscar o que lhe vem à mente, sem preocupação com a coerência, com a gramática, ou com o destino aonde aquilo tudo vai levar. Embora saiba o propósito deste texto, que é o de introduzir um leitor (sem saber quem) em uma determinada conversa , assunto ou provocar uma reflexão – apenas.
Só que minha vontade louca resolve, ao invés de enveredar pelos caminhos complicados da importância de escrever, que é tão ou mais valiosa do que a de ler (pelo menos na minha opinião), percorrer as trilhas seguras e sensatas do prazer que dá a que escreve um prazer difícil de descrever.
Não estou falando, outra vez, das concordâncias verbais e dos reguladores linguísticos impostos pela gramática. Em matéria de palavras escritas, sou um pecador como qualquer outro: cometo minhas confusões com verbos, substantivos e vírgulas.
Não sei mais distinguir a diferença entre uma oração subordinada causal e outra, concessiva. Agente da passiva, então, nem se fala. O editor de texto que estou usando é o meu corretor básico, o restante é o que lembro das aulas da Dona Edna e dos demais professores que tive... Enfim, perdoe-me pelos erros de português, aquela história... Mas, por favor, me deixe terminar este texto. Ou, como o autor do último livro que li dizia, não me perdoe, os erros são propositais. Leio muito, eu. Adoro o prazer de um bom livro. Eles me fazem navegar por universos ainda inexplorados e que na maioria das vezes acabam ensinando algo.
Mas, em verdade, gosto de escrever pela magia da escrita e na liberdade que ela proporciona. Quando você lê algo , o fim já está escrito, ainda que não o conheçamos.
Mas...quando você escreve...o fim não existe e passa a ser algo construído palavra a palavra , no ato de escrever. Como um operário em uma construção...